Quer ajudar? Descubra como escolher uma ONG de confiança.
O brasileiro é um povo generoso por natureza! Não é por acaso que temos sido protagonistas no mundo todo com iniciativas modelo que promovem a inclusão social, educacional e até sustentáveis. Aliás, a despeito das manchetes dos jornais, o que temos visto surgir é um movimento voltado para ajudar ao próximo, buscando recuperar sua dignidade como ser humano, seja através do alimento, do vestir, de cursos profissionalizantes, entre outras iniciativas.
Muitas ONGs têm nascido para suprir o desejo de muitos de fazer a diferença e construir um futuro melhor. Geralmente, são grupos que começam pequenos, as vezes da iniciativa de uma única pessoa que se dispõe a dar o primeiro passo e começa a reunir pessoas em um mesmo ideal de amor, doação e vida, transformando-se em organizações sem fins lucrativos, que geram empregos, atendem às leis vigentes para este segmento e são estruturadas para ajudar ainda mais.
Mas diante de tantas possibilidades no mercado, você sabe como escolher uma ONG de confiança para realizar o trabalho de doação que tanto deseja? Veja alguns indicadores de credibilidade:
- Conheça a trajetória do fundador e/ou da Organização Social: avalie trabalhos pregressos realizados pelas pessoas que compõem a ONG, avalie a abrangência do trabalho realizado, quais parceiros ela mantém, bem como se a visão e os valores desta organização condizem com os seus valores como pessoa.
- Transparência de ações e resultados: procure saber onde a sua colaboração será empregada, peça para ver demonstrações contábil ou relatórios que comprovem. Analise também quais documentos são disponibilizados pela entidade e se você possível fácil contato para esclarecer dúvidas.
- Analise as Campanhas e Projetos: busque saber com clareza qual localidade em que a organização atua e quantas campanhas estão previstas para abarcar esta demanda. Veja também se existem uma equipe técnica elaborando os projetos para que o impacto social seja de fato positivo.
- Praticidade na doação: avalie o tempo que a organização leva para realizar as doações e se há clareza na forma como estas benfeitorias são realizadas, com fotos comprobatórias, relatórios personalizados sobre os apadrinhamentos, entre outros.
- Segurança nas transações financeiras: um ponto extremamente importante a avaliar é a segurança para realizar a sua doação, bem como a facilidade em identificar e comprovar a sua contribuição. Os canais para esclarecer dúvidas também devem estar evidenciados e sempre abertos para diálogo.
Agora que você já conta com estas dicas, esteja certo de fazer a melhor escolha, a de AJUDAR! Compartilhe para que mais pessoas também vejam. Até mais!