Por que contratar uma consultoria tributária?

Por que contratar uma consultoria tributária?

Ao iniciar uma empresa, pouco se questiona acerca de pagamento de impostos ou documentos necessários do ramo tributário, o que resulta no prejuízo futuramente. Por esse motivo, é importante entender por que contratar uma consultoria tributária.

É normal não ter conhecimento acerca de tributos ou impostos em que o pagamento é obrigatório, contudo, é sua obrigação criar responsabilidade quanto a isso, contratando uma consultoria tributária.

Vamos conferir então alguns motivos para que você contrate hoje mesmo uma consultoria tributária para o seu negócio.

Negociação ou economia?

Muito se comenta que as consultorias tributárias conversam com o Governo e reduzem os seus impostos, porém essa não é a realidade. Na prática, essa consultoria irá postergar o fato que gerou o seu imposto, e acredite, isso é melhor do que solicitar um prazo (maior do que já foi ofertado) para o pagamento.

Ademais, os custos tributários podem ser reduzidos nesse momento de negociação, e não o valor em si, o que aparenta entendimento sobre o assunto. Dificilmente um empresário tenha conhecimento sobre esse tipo de abordagem, e é justamente o ponto forte da consultoria tributária.

Além de negociar com o Governo acerca do pagamento de seus tributos, essa consultoria se preocupa com as suas atividades na empresa e como elas podem melhorar, tributariamente falando, resultando em uma economia.

Ainda nessa linha de raciocínio, entende-se que os serviços dessa consultoria também são voltados para a verificação do potencial que a empresa tem em relação aos créditos tributários.

Esses créditos tributários geralmente vêm de pagamentos feitos inadequadamente de tributos, ou até mesmo nos casos em que a empresa não aproveitou créditos disponibilizados ou benefícios fiscais.

Segurança legal

Outro benefício encontrado nos serviços das consultorias tributárias é a segurança, ou em outras palavras, evitando riscos nas autuações futuras, além da segurança propriamente dita relacionada a matéria tributária.

Desde 2007, percebe-se uma aprimoração da Receita Federal no que tange aos contribuintes fiscalizados, então os auditores fiscais são mais atentos ao longo do tempo, por existir um incentivo na capacitação. Na prática, significa que esses profissionais estão mais preparados para encontrar irregularidades quanto aos erros tributários.

Quando dizemos “segurança legal” também estamos nos referindo às atualizações legislativas. No Brasil, constantemente estamos sujeitos a modificações nos códigos e leis em geral, por isso, estar atualizado com essas alterações se tornou mais difícil.

Estar fechado com uma consultoria tributária é ter a certeza de que os seus passos serão guiados de acordo com o que a lei prevê e permite. Dessa maneira, é mais fácil administrar uma empresa, com todas as previsões legais em mão e uma equipe específica para cuidar disso.

Desembolsos e reembolsos evitáveis

O fato de que nós, brasileiros, não estamos muito por dentro do mundo tributário, reflete quanto ao pagamento obviamente. Se não sabemos o que estamos pagando, estamos fazendo errado, e no futuro isso significa reembolso.

Com uma consultoria tributária, é possível garantir uma tributação apropriada para o seu negócio, e com isso, o seu setor financeiro não vai precisar desembolsar um dinheiro que poderia estar guardado ou investindo em novas práticas, a fim de melhorar a empresa.

Fonte: Fernando Ramos Advocacia