Advocacia Social. Entenda o que é e porque é tão importante.

Injustiça. Bom seria se essa palavra só existisse no dicionário apenas a título de definição… Mas, infelizmente, essa é a realidade que muitas famílias de baixa renda experimentam em situações extremas. Estou falando mais precisamente das injustiças da Justiça do Brasil.

De um lado, pessoas presas injustamente, encarcerados por anos. Do outro, criminosos condenados e soltos, sem expectativa de um dia pagarem sua dívida com a sociedade. Além dos equívocos na hora da prisão, os erros vão se repetindo no sistema jurídico, onde pessoas pobres e pouco instruídas têm o seu direito à defesa negado e acabam incriminadas por crimes que não cometeram.

São muitos os exemplos: uma adolescente jogada numa cela com 20 homens no interior do Pará, o pernambucano que ficou 19 anos preso acusado de um homicídio cometido por um homônimo sobre o qual ele não tinha nenhum conhecimento (quantas pessoas no Brasil possuem o nome igual ao seu?), entre outros casos que acontecem pelo Brasil afora.

É pensando nestas pessoas e em suas famílias que a ONG Ajudi possui um trabalho voltado para a Advocacia Social, prestando auxílio jurídico e gratuito para pessoas vítimas de injustiça, que estão presas sem terem cometido crimes. Proporcionamos acompanhamento com advogados especialistas em direito penal e arcamos com as custas do processo. Tudo isso é realizado por meio das doações de nossos parceiros, que comungam da mesma sede de justiça que nós. Deseja ajudar também? Acesse: ongajudi.com.br (confirmar se será este endereço mesmo) e saiba mais