Diversos lojistas participarão do “Dia Livre de Impostos”, no dia de hoje (27/05). A ação é de iniciativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e tem o objetivo de propor uma reflexão sobre a carga tributária brasileira.

As lojas que participam desse ato oferecerão descontos em seus produtos para apresentar aos cidadãos o valor que é pago de imposto.

A campanha tem dois lados. De um lado, a conscientização da população sobre a carga de impostos no país, que inegavelmente é alta. E do outro, a compreensão de que os impostos são os recursos pelos quais o Estado consegue manter os serviços públicos, como educação, saúde, segurança e seguridade social.

De acordo com Dão Real, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal, é preciso que os cidadãos entendam que os impostos financiam os serviços públicos e que a carga tributária não é alta, me sim injusta, pois os pobres pagam proporcionalmente mais impostos que os ricos.

Para Raphael Paganini, coordenador nacional da Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovens, uma reforma tributária pode reduzir os impostos cobrados das empresas e tornar a forma de tributação mais simples.

Vale lembrar que a reforma tributária segue em pauta do Congresso Nacional.